Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99153.7282 (também por WhatsApp)
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
 Minicurrículo        Fotos        Releases        Entrevistas        Assessoria de Imprensa        Certificados


Entrevistas

Carreira profissional e mercado de trabalho

22/07/2010 - RH, Gestão de Pessoas e Liderança


CARREIRA PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO
Jornalista: Mayra Rebello


Brasil Profissões – Você é um profissional bem sucedido tanto no campo privado, quanto como consultor. Qual a chave seu do sucesso?
 
Tom Coelho – Buscar a excelência em tudo o que faço. Meu propósito é sempre fazer o melhor, não apenas o possível.
 
Brasil Profissões – Quais você acha que são as qualidades pessoais mais apreciadas pelas empresas na hora da contratação de um profissional?
 
Tom Coelho – As competências comportamentais, relacionais e valorativas. Isso compreende atitudes e comportamentos assertivos, capacidade de trabalhar em equipe e princípios éticos e morais. As competências técnicas são as menos essenciais, pois podem ser aprendidas e desenvolvidas a qualquer tempo.
 
Brasil Profissões – No seu livro "Sete vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional" você trata sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Como é possível? Fale um pouquinho mais sobre isso!
 
Tom Coelho – Meu conceito aborda o equilíbrio dinâmico entre saúde, família, carreira, autodesenvolvimento, sociedade, dinheiro e vida espiritual. A proposta é entender estas sete dimensões como simultâneas e indissociáveis, buscando conciliá-las a fim de alcançar um sucesso sustentável.
 
Brasil Profissões – Qual foi o maior desafio que você já encontrou na sua carreira?
 
Tom Coelho – Descobrir e compreender minha verdadeira vocação. O ponto de partida para uma carreira de sucesso é traçar a missão de vida a partir de seus propósitos, estabelecer uma visão de futuro calcada em seus sonhos e orientar sua caminhada com base em valores pessoais. Meu maior desafio foi alcançar esta consciência e redirecionar minha carreira, deixando de ser um industrial para me tornar um educador com foco no desenvolvimento de pessoas e organizações.
 
Brasil Profissões – Como você vê a situação do mercado de trabalho brasileiro? E dos profissionais?
 
Tom Coelho – O país está em franco crescimento e as estatísticas demonstram que tem crescido o percentual de trabalhadores com carteira assinada. Além disso, já é possível identificar um “apagão de mão de obra” em alguns setores e profissões específicas, como por exemplo, engenharia naval, petroquímica e biotecnologia. Sou da opinião de que sempre haverá oportunidade de trabalho para aqueles que se preparam e se dedicam. Vale ressaltar também que um espírito empreendedor será vital para a nova empregabilidade. Isso não significa necessariamente empreender em um negócio próprio, mas praticar uma “cultura de dono”.
 
Brasil Profissões – Qual a importância que você dá aos cursos e especializações?
 
Tom Coelho – São imprescindíveis para a atualização profissional, desde que bem fundamentados, ou seja, cartão vermelho para os cursos “caça-níqueis”. O ritual de “formatura”, ao término dos cursos de nível superior, em especial, deveria ser abolido, pois jamais estaremos formados. Ao contrário, um estudante em término de curso já está defasado com relação a conteúdos vistos em seu primeiro ano.
 
Brasil Profissões – Qual a sua dica para quem está entrando no mercado de trabalho?
 
Tom Coelho – Paciência, tolerância, respeito e obstinação. Paciência com o tempo, deixando de lado este modismo associado à chamada geração Y de que a ascensão profissional deve ser meteórica. Tolerância com seus próprios erros e com o estilo de gestão de seus superiores hierárquicos. Respeito a quem tem mais tempo de casa, aproveitando para aprender o máximo. Obstinação para alcançar suas metas, estudando muito e trabalhando com afinco, inteligentemente.
 
Brasil Profissões – Você ministra aulas sobre Empreendedorismo, você tem alguma dica para quem pretende abrir o próprio negócio?
 
Tom Coelho – Estude o mercado no qual pretende ingressar. Isso envolve concorrência, perfil dos consumidores, características geográficas. Ofereça um produto/serviço de qualidade superior aliado a um atendimento excepcional. Cuide do marketing, desde a imagem institucional até as campanhas de divulgação de sua empresa. E tenha recursos próprios suficientes para bancar ao menos seis meses de operação sem retirada de pró-labore. Um bom plano de negócios ajudará você a se orientar.
 
Brasil Profissões – Você também dá palestra sobre diversos temas. O que as pessoas mais buscam nas suas palestras? Quais os temas que fazem mais sucesso?
 
Tom Coelho – Muitos de meus trabalhos são personalizados, ou seja, construídos com base em uma demanda específica. As empresas buscam maior comprometimento de seus profissionais, desenvolvimento das lideranças e mudança comportamental. Como também sou especialista em segurança do trabalho, falo muito sobre prevenção de acidentes.


Veículo: Portal Brasil Profissões


Leia outras entrevistas

Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br