Contrate uma palestra!

e-mail: | formulário de contato

Voltar a página inicial Home     Entre em contato Contato     Telefones: (11) 3075.3040 / (11) 99983.8948
Tom Coelho - Palestras e Treinamentos Tom Coelho - Palestrante
Tom Coelho Palestras e Treinamentos SIPAT e
Setor Público
Educação e Sistema S Artigos e Publicações Clientes e Parceiros Imprensa Responsabilidade Social
Artigos       Livros       Vídeos       Parábolas


Artigos e Publicações

Dez anos de gratidão



"Aproveite bem as pequenas coisas.
Algum dia você vai saber que elas eram grandes."

(Robert Brault)


No dia 17 de fevereiro de 2005 recebi um e-mail de Cesar Foffá, publisher da Folha de Alphaville. Ele comentava que vinha acompanhando meus artigos por indicação de um amigo e, por apreciar o conteúdo dos mesmos, decidiu convidar-me para integrar sua equipe de colunistas.
 
Claro que aceitei prontamente! O primeiro texto, intitulado “Diálogos externos e internos” (você poderá lê-lo AQUI), foi publicado naquele periódico no dia 18 de março, ou seja, há dez anos...
 
Naquela ocasião, eu iniciava uma nova trajetória profissional, deixando o setor industrial para atuar em educação corporativa. Enquanto escritor, havia publicado 67 artigos. Como palestrante, havia realizado 50 apresentações, mais da metade delas de forma gratuita, em busca de divulgar minha imagem e meu trabalho.
 
Hoje, uma década depois, redigir este texto representou um momento singular para reflexão. Foram 265 artigos e oito livros publicados, além de 617 palestras para um público presencial superior a 110 mil pessoas. Meus filhos tornaram-se universitários, casei-me novamente e tive uma nova filha, hoje com cinco anos. Meus cabelos rarearam, a barba começa a ficar branca e tive que voltar a usar óculos. Continuo atuando em diversas entidades e associações, interagindo com muita gente – boa e ruim – e conhecendo cada vez com mais profundidade e sensibilidade os problemas que afetam empresas, pessoas e nosso país.
 
Nesta ocasião, gostaria de compartilhar com você apenas três breves lições. Primeiro, sobre a importância de registrar fatos, guardar memórias e revivê-las no momento certo, sem apego, mas com o devido respeito. Assim, reler a mensagem enviada pelo meu amigo Cesar Foffá, devidamente arquivada em meu computador, é fazer uma viagem no tempo e resgatar no presente o mesmo entusiasmo e alegria do convite feito dez anos atrás.
 
Segundo, tenha cuidado com o que você fala ou escreve, pois nos tempos atuais, o alcance de um comentário, uma imagem ou um comportamento, tem abrangência incalculável, impactando positiva ou negativamente sua reputação, que é construída tijolo por tijolo, mas que pode ser demolida numa fração de segundos.
 
Finalmente, aprecie as conquistas. De vez em quando, pare tudo o que estiver fazendo e olhe para trás. Não pelo saudosismo ou para interromper sua trajetória, mas simplesmente para observar o quanto você já progrediu em sua caminhada. Como disse o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, "A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente”.
 
A todos os veículos, jornalistas e leitores, minha gratidão pelos anos transcorridos – e pelos próximos que ainda virão...


Data de publicação: 26/03/2015


Tom Coelho é educador, palestrante em temas sobre gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em 17 países e autor de nove livros. Contatos: atendimento@tomcoelho.com.br. Visite www.tomcoelho.com.br, www.setevidas.com.br e www.zeroacidente.com.br.




Artigos relacionados

  • Novas canções
    O equilíbrio pessoal e a felicidade vêm da descoberta de novos caminhos e da redescoberta dos bons caminhos que se perderam.
     
  • O país da corrupção
    A corrupção não está restrita ao cenário político-econômico. Ela está presente em nossa cultura, em ações ilícitas praticadas em busca de benefícios pessoais.
     
  • A força da vocação
    10 lições de empreendedorismo de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica.
     
  • Coragem para mudar
    Temos o hábito de dar importância a desconfortos, mágoas e ressentimentos, quando precisamos aprender a valorizar o que realmente importa.
     
  • Anatomia do amor
    Uma reflexão sobre o que realmente importa.
     
  • Tragédia não é fatalidade
    Fatos do naufrágio em Cananéia/SP e o que deve ser feito para evitar que este tipo de tragédia se repita.
     
  • Ócio improdutivo
    Um trabalhador brasileiro chega a passar quase 40% do ano sem nada produzir. E o grande número de feriados contribui muito com tais estatísticas.
     
  • Celebre sua vida
    A inocência e a pureza de uma criança são suficientes para ensinar aos adultos a importância de valorizar cada novo dia.
     
  • Síndrome de planejamento
    A falta de planejamento compromete nossos resultados e pode levar à frustração.
     
  • Geração sem-sem
    Uma reflexão sobre os novos hábitos das pessoas no uso da tecnologia digital.
     

Procura de artigos


Categorias


Traduzir / Translate



Ao redor do mundo


Hoje os artigos de Tom Coelho são publicados regularmente por mais de 800 veículos, com divulgação em 17 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Panamá, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Cabo Verde e Japão.

Brasil Argentina Bolívia Chile
Colômbia Uruguai Venezuela Panamá
México Estados Unidos Portugal Espanha
Inglaterra França Itália
Cabo Verde Japão


Clientes

Patrocinadores

ComTexto Promo Press - Gráfica off-set e digital Qualidade em Quadrinhos Siamar - Recursos para treinamento Success Tools - Soluções para você e seu negócio TTI SUCCESS INSIGHTS – Pensou em assessment, pensou na gente TW Latin America - Soluções para internet
tom coelho © 2019 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido e
hospedado por
tw Soluções para internet
Servidores dedicados, em nuvem e desenvolvimento
www.tw.com.br