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![]() Artigos e PublicaçõesVacine seu bolso - Gestão financeira em pet shop
"A melhor maneira de ganhar dinheiro
é deixar de perdê-lo." (Rolim Amaro) ![]() Assim, por tratar-se de uma relação emotiva, aspectos práticos acabam negligenciados. Uma consulta ou vacinação que não é cobrada porque o mais importante era salvar a vida do pequeno paciente naquele momento; uma tosa ou castração que é feita gratuitamente em nome da amizade daquele que o procura em sua clínica ou estabelecimento. Contudo, sejamos francos: você está diante de um negócio e precisa tratá-lo como tal. Há uma série de custos fixos que se apresentarão no decorrer do mês. E se você não cumprir com seus compromissos, correrá o risco de ver seu sonho dourado transformar-se em um pesadelo cinzento. Como cobrar pelo serviço? Elabore uma tabela de preços mantendo-a em local visível – afixada na parede da recepção, por exemplo. Na mesma tabela apresente também as condições de pagamento. Estabeleça convênio com administradoras de cartão de crédito e dê prioridade a esta modalidade de recebimento, pois o risco de inadimplência é nulo. Para aceitar cheques, informe que tal modalidade está disponível apenas para clientes cadastrados. Crie um formulário de registro contendo campos para dados pessoais, endereço, referências bancárias e comerciais. Aproveite para incluir os dados do animal para que se faça um trabalho de acompanhamento futuro possibilitando a fidelização do cliente. Solicite cópia de CPF, RG e comprovante de residência. E consulte as informações prestadas junto às respectivas fontes e o CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Finalmente, delegue a tarefa de recebimento a um terceiro dentro de seu estabelecimento, se possível for. Ao término do atendimento você poderá preencher uma ficha descrevendo o serviço prestado solicitando sua entrega no balcão ou recepção para as devidas providências onde o pagamento será efetuado. Quanto cobrar pelo serviço? Preços são formados, em regra, a partir dos custos fixos e variáveis, tributos incidentes e margem de lucro. Todavia, como não temos aqui a pretensão e o espaço necessário para maiores detalhamentos, a orientação é no sentido de se praticar preços com base no valor médio de mercado encontrado dentro de sua região geográfica. Por isso, pesquise os preços de seus concorrentes. Se o seu estabelecimento ainda é jovem, trabalhe com um valor inferior à média pesquisada até que consiga firmar-se no mercado e estabelecer uma carteira de clientes. Com o tempo, na medida em que suas instalações tornarem-se mais aconchegantes e seu atendimento reconhecido como exemplo de excelência, será possível elevar seus preços sem risco de perder consumidores e comprometer sua imagem. Desenvolva campanhas, crie um cartão de fidelidade e estimule seus clientes a indicar seu estabelecimento a amigos e conhecidos. Trabalhe com carinho, seja prático e colha bons negócios! Data de publicação: 12/04/2005 Tom Coelho é educador, palestrante em temas sobre gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em 17 países e autor de nove livros. Contatos: atendimento@tomcoelho.com.br. Visite www.tomcoelho.com.br, www.setevidas.com.br e www.zeroacidente.com.br. Artigos relacionados
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Traduzir / TranslateAo redor do mundoHoje os artigos de Tom Coelho são publicados regularmente por mais de 800 veículos, com divulgação em 17 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Panamá, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Cabo Verde e Japão. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
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